Curso técnico de
Informática para Internet
Sobre o curso
Formar técnicos aptos a atuar com desenvolvimento de aplicações para Internet, abrangendo as principais necessidades do mercado nessa área, desde conhecimentos gerais da estrutura dos computadores e sua montagem, linguagens de programação para WEB, desenvolvimento de aplicações utilizando banco de dados, compreensão e instalação de redes de computadores, passando pelo conhecimento da língua inglesa, gestão empresarial e desenvolvimento de projetos.
O curso prepara o profissional para a realização de atividades que vão desde a montagem de computadores e sua conexão em rede até o desenvolvimento de complexos sistemas WEB com bancos de dados, utilizando recursos e linguagens de programação atuais, além de prover uma fundamentação teórica básica.
O aluno será estimulado a desenvolver uma atitude empreendedora e responsável, terá condições de estruturar ambientes de trabalho e as tecnologias necessárias para o desenvolvimento de projetos; além do conhecimento da língua inglesa e desenvolvimento de habilidades de comunicação e expressão necessárias para a criação de sistemas interativos em diferentes grupos de trabalho.
Diferenciais
O curso integra as áreas das tecnologias da informação e comunicação, desenvolvimento de projetos e empreendedorismo, focando na formação de um profissional capaz de programar para WEB além de montar, instalar, configurar, entender e manter as tecnologias necessárias para esse fim.
Perfil profissional do egresso
O técnico em Informática para Internet é um profissional com conhecimentos técnicos específicos de programação de sistemas WEB, abrangendo aspectos importantes de uma formação suficiente sobre a estrutura dos computadores e sua conexão em rede, com foco na formação de programadores para Internet, com utilização de banco de dados.
Este profissional deve ter boa base em comunicação, expressão, lógica e matemática, incluindo a língua inglesa, indispensável para o profissional desta área. O técnico em informática para Internet deve demonstrar capacidade de abstração, criatividade, pró-atividade, pré-disposição e embasamento teórico mínimo para estar capacitado a aprender novas tecnologias e atualizar-se, buscando corretas e confiáveis referências, sendo capaz de avaliar as melhores fontes de informação para manter-se capacitado frente às mudanças tecnológicas.
Deverá ser capaz, também, de trabalhar em equipe demonstrando responsabilidade, ética, organização e visão sistêmica. O profissional de TI deve ainda, ter conhecimento dos princípios científico, tecnológico, mercadológico além de normas que definem o seu trabalho, buscando autonomia intelectual que o capacite para criar sistemas para Internet com responsabilidade, seriedade e competência.
Pré Requisitos
Para ingressar no Curso Técnico de Informática para Internet: desenvolvimento de software, o candidato deve apresentar conclusão do Ensino Médio e ser aprovado no processo de seleção do referido curso.
Organização curricular
O Curso Técnico em Informática para Internet: Desenvolvimento de Software, ocorre no turno da noite, com a duração de 1200horas/aula relativo aos componentes curriculares mais 360 horas de estágio curricular obrigatório totalizando 1560 horas/aula. É organizado em módulos de 300h cada um constituindo, então 4 módulos, um a cada semestre, totalizando quatro semestres.
O aluno, ao final do Curso, deverá apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso. Este será uma aplicação prática utilizando conhecimentos adquiridos ou relacionados com aqueles estudados.
O aluno poderá, a seu critério, ter ou não um ou mais orientadores. Estes poderão ser professores da Fundação ou profissionais externos ligados a área objeto de estudo do Curso.
O trabalho de conclusão não conta horas/aula.
Estágio Curricular
O Estágio Curricular será acompanhado pelo Serviço de Supervisão de Estágios da Escola (SUPE), devendo atender todas as regras do mesmo. A aprovação no Estágio Curricular Obrigatório é condição para a obtenção do diploma de técnico.
O curso poderá ter regras próprias, especificas para a modalidade, desde que não entrem em conflito com as regras gerais da SUPE.
O estágio curricular obrigatório, só poderá ser realizado ao final do terceiro módulo, sendo que o quarto módulo poderá ser cursado concomitantemente com o mesmo.
Certificados e diplomas
O aluno que concluir o curso com aprovação é conferido o Diploma de Técnico em Informática para Internet: Desenvolvimento de Software – Área Informação e Comunicação.
Parcerias
Visual Paradigm supports Fundação Escola Tecnica Liberato Salzano Vieira da Cunha with online diagramming software for the drawing UML, Flowchart, Mindmap, BPMN, ArchiMate and more, under the Academic Partner Program.
Corpo Docente
Coordenador de Curso: Raul Antonio Gerhardt
Supervisão Educacional: Luçara Damé Torma Velleda
Orientação Educacional:
Professores
Denis Messa – Comunicação e Semiótica
Elizabete Kuczynski Nunes – Inglês Instrumental
Francine Numer – Matemática Computacional I
Inaciane Teixeira da Silva – Comunicação e Expressão
Luciano Andreatta Carvalho da Costa – Matemática Computacional II
Marcio Leandro Souza Momberger – Linguagem de Programação III (Java I), Linguagem de Programação IV (Java II), Programação para Dispositivos Móveis (Mobile), Redes de Computadores, Trabalho de Conclusão de Curso
Raquel Vieira Sebastiani – Gestão Empresarial
Raul Antônio Gerhardt – Linguagem de Programação I (C# I), Linguagem de Programação II (C# II – MVC),Banco de Dados I, Banco de Dados II, Tópicos Especiais
Vívian Boldt Guazzelli Lisbôa – Algoritmos de Programação, Estrutura de Dados, Introdução à Engenharia de Software, Introdução à Pesquisa Científica, Organização de Computadores
Horários
Contatos do Curso de Informática para Internet
E-mail Coordenador de Curso: marcio.momberger@liberato.com.br
WhatsApp Coordenador de Curso: 51 99976-4548
E-mail do Curso: informatica@liberato.com.br
Destaques Mostratec 2020
Neste ano de 2020, tivemos a participação dos alunos do Curso Técnico de Informática para Internet: Matheus Henrique Schmökel e William Bordignon, na Mostratec Virtual, representando o curso e também os alunos do Noturno da Fundação Liberato.
Eles ganharam os seguintes prêmios:
- Matheus Henrique Schmökel – 2º Lugar na Área das Ciências das Computação –
Mentor Hunt App
- William Bordignon – Prêmio UNIRITTER – Bolsa Integral de Graduação –
Inteligência Artificial para minimização de custos energéticos de Data Centers com aplicação de Redes Neurais Artificiais
Blog
Venha estudar na Liberato
A Liberato oferece oportunidade de crescimento pessoal e profissional por ensino de qualidade, com ênfase na pesquisa e inovação, além de atividades culturais e esportivas.
O ingresso na Fundação Liberato para todos os cursos, exceto Cursos de Extensão, se dá exclusivamente através de processo seletivo. A prova envolve questões de língua portuguesa e matemática e uma proposta de redação. A prova de seleção para o diurno exige a leitura obrigatória de um livro, indicado pela banca.
